quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A importância da Tecnologia na Educação   


A Tecnologia está presente em todos os momentos da nossa vida, desde uma simples caneta até ao mais sofisticados programas de computadores. Em casa, nas escolas, na ruas, tudo que existe ao nosso redor possui tecnologia; e a mídia contribuiu muito para esse fato, posso dizer: “o que tá na moda – capitalismo”. Ou se adequamos a nossa realidade ou caímos fora. As crianças atualmente parecem nascer com um controle remoto nas mãos, ligam e desligam um computador melhor que algumas pessoas adultas e nós professores devemos acompanhar essa evolução, se adequar à ela, utilizar as tecnologias presentes nas escolas, inclusive o computador para enriquecer as aulas, com o objetivo de oferecer um ensino mais democrático, dinâmico, que estimule a curiosidade do educando. É óbvio que todo trabalho ou projeto desenvolvido em sala de aula deve ser monitorado, auxiliado, mediado pelo professor da disciplina que tem seus objetivos e propostas, penso eu que jamais um computador vai tomar o lugar de um professor, porém é necessário que o mesmo acompanhe a constante evolução. E estimular, instigar a curiosidade do educando é um dos papéis mais importantes de “ser professor”. Curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento. “É um problema sério você não defender e não respeitar eticamente a curiosidade das pessoas” (conversa com Paulo Freire – BOLEMA, Boletim de Educação Matemática, nº20, 2003). Parafraseando Freire, é de fundamental importância também que o professor respeite a curiosidade do educando pra que haja efetiva educação,respeite e valorize isso, pois só assim de fato ocorre o aprendizado prazeroso, dinâmico e criativo, no qual o educando se torna atuante e responsável pela sociedade, sendo sujeito ativo do processo de “Produção do conhecimento” para que de fato ele possa intervir no mundo e fazer parte dele, é como diz Freire: “Afinal de contas os homens e as mulheres num determinado momento de sua experiência, se tornaram capazes de intervir no mundo antes mesmo de começar a falar. Em todo processo de compreensão do mundo, há um processo de compreensão e produção do conhecimento.” E esse recurso tecnológico inserido nas escolas permite maior integração do ambiente digital, auxiliando nas propostas curriculares, nos projeto em sala de aula, resultando na melhoria do processo do ensino – aprendizagem, na valorização da diversidade e sobretudo na inclusão digital, que também deve acontecer nas escolas.  

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