sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cooperação



Cooperação

Cooperar é saber trocar valores, é saber compartilhar informações, pois o conhecimento é o único que se multiplica enquanto se divide, nós seres humanos somos verdadeiramente egoístas na qual não existe nenhuma forma de cooperação pura. A cooperação embora seja vista como interação entre grupo não passa de uma forma individual e não coletiva. Por outro lado a cooperação pressupõe também que os indivíduos se preocupem com que os outros pensem e agem no coletivo também, proporcionando assim um maior desenvolvimento e progressão do coletivo e por consequência do individual também. A colaboração pode ser usada como ferramenta pedagógica na qual nós educadores devemos incutir nos educandos o respeito mútuo, a solidariedade, a ensinar a viver juntos e aprendermos juntos, respeitando os valores de cada indivíduo com a finalidade de adquirir a autonomia que não se aprende para o momento, mas sim para a vida.

Para Piaget o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia, enquanto a coação, como um processo que supõe relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando à criança a construção das estruturas mentais operatórias necessárias à conquista da autonomia, imprescindível à formação e à consolidação do mundo democrático.

Cooperarmos é termos uma visão holística, de um todo, uma visão que vai além da sala de aula e uma visão sem uma tarefa, um objetivo é apenas um sonho. Um objetivo, tarefa sem uma visão, é somente um trabalho árduo. Mas, uma visão com um objetivo pode mudar o mundo”. Quando falo que trabalhar pedagogicamente – cooperação, é uma função de “ser educador”, onde cada um e cada uma são considerados mestres-aprendizes, com-vivendo a descoberta de si mesmos e do mundo, através do encontro com os outros, diante de situações-problema que os desafiam a encontrar soluções cooperativas para o sucesso de todos e para o bem-estar Como-Um.
É uma pedagogia viva, que deve acontecer em vários momentos da aprendizagem com vários obstáculos que acontece no decorrer da caminhada, por quem caminha é uma jornada de realização exterior para promover a transformação interior da pessoa e de todo o grupo.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projeto: Influências das Mídias na Educação


E.E.B. “ REGENTE FEIJÓ”
PROJETO: PROFESSORA FRANCIELLA E PROFESSOR OSNI.



TEMA: A Influência da Mídia na Educação.


SUBTEMA: Mídia-Educação, possibilidades e desafios envolvendo a matemática e a Tecnologia na práxis interdisciplinar.




Se somos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor”. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes".
(Moran, 2001)




  1. INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo, especialmente nas escolas, por este motivo cabe a nós professores trabalharmos com nossos educandos em sala de aula, pois é nas escolas que os mesmos ampliam o conhecimento comum para o científico, e a Mídia vem influenciando na educação historicamente, trazendo consigo aspectos positivos e negativos, cabendo ao professor se adequar a realidade na qual está inserido, e são esses aspectos da influência da Mídia na Educação que nos fazem repensar a nossa prática, utilizando a tecnologia como um recurso para enriquecer as aulas, mostrando para o educando os caminhos que ele deve seguir, tanto na disciplina de matemática quanto qualquer outra disciplina do currículo. Como diz “Freire: Educar para a Vida” esse é o papel fundamental do professor!
1.1 Colocação do problema.
No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas. E a Mídia vem acompanhando essas mudanças, desde a utilização de pulseirinhas que afrontam a moral das crianças, quanto a utilização de vestimentas ou “marcas-moda” que movem a economia mundial, até a violência nas escolas que ao passar dos anos está aumentando cada vez mais. Portanto temos a necessidade de acompanhar essas mudanças e evoluções mostrando o caminho certo que nossos educandos devem seguir. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.




1.2 Justificativa
A intenção de se desenvolver uma investigação nessa área se justifica em mostrar e conhecer a influência que a Mídia tem na educação e conseqüentemente atingindo regiões,estados, países e mundo, aproveitando dessa maneira a oportunidade em trabalhar áreas do conhecimento em específico a matemática para acompanhar a evolução e as transformações que ocorrem a todo momento, refletir sobre sua utilização e inserir recursos tecnológicos na educação matemática.
  1. OBJETIVO GERAL


Analisar as possibilidades e desafios que a Mídia nos oferece para compreender e intervir na formação das identidades de crianças e jovens.


    1. Objetivos Específicos:


- Analisar os aspectos positivos e negativos da Mídia como um fator fundamental que abrange a vida social;
- Estimular a mente das crianças e dos jovens com o uso de recursos midiáticos como: livros de Literatura Infantil e juvenil, vídeos, CD-rooms,computador e Mídias impressas como: jornais e revistas;
- Contribuir para o processo de ensino – aprendizagem, para que aconteça de maneira mais prazerosa;
- Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas;
- Envolver os alunos para as novas descobertas;
- Proporcionar aos mesmos: autonomia, curiosidade, cooperação e socialização;
- Aumentar de maneira satisfatória a qualidade de ensino e conseqüentemente da aprendizagem;
- Levar o educando a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela Mídia;
- Expandir o acesso a informação, sabendo discernir o que é “humanamente certo e errado” perante a sociedade e o que de fato é importante pra mim, me fazendo crescer enquanto “ser humano”;
- Analisar e pesquisar tais recursos midiáticos a fim de estabelecer dados estatísticos e apresentá-los graficamente;
- Conhecer e aprender a calcular de punho próprio e através do uso da tecnologia diversos cálculos matemáticos;
- Ultrapassar limites tradicionais.




3. METODOLOGIA


A metodologia empregada na elaboração deste projeto de pesquisa será feito através de uma pesquisa analítica, buscando fontes secundárias, como: textos escritos, leis e pareceres sobre a problemática apresentada, visando a análise da realidade local. Este projeto propiciará conscientizar a comunidade escolar para buscar melhorar a educação incorporando as novas tecnologias no processo educativo de seus alunos e filhos.
Utilizaremos como ferramenta principal os recursos midiáticos, tanto os implícitos quanto os explícitos para iniciarmos nossos estudos com os educandos.
O projeto será realizado na disciplina de matemática e Informática, com os educandos de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
Os procedimentos utilizados serão: entrevistas com os educadores, educandos e pais e/ou responsáveis, utilização da sala informatizada para tais pesquisas, análise da vida social do educando( horário de assistir TV, qual a atividade que o mesmo pratica quando os pais e/ou responsáveis estão trabalhando, quais as preferências pela Leitura do educando, todas as atividades serão envolvidas cálculos para um maior entendimento do assunto abordado, buscar compreender a formação da identidade do educando através da Mídia.